segunda-feira, 4 de junho de 2012

Projeto de vida


Há um momento da vida em que começamos a perguntar: o que eu vou ser?

É assim que começa um projeto de vida: se queremos vir a ser uma coisa que ainda não somos, estamos dispostos a enfrentar uma transformação. E toda a transformação vai pedir tempo e dedicação.

As pessoas costumam fazer projetos para quase tudo que pretendem realizar, seja construir uma casa ou tirar férias. Quando a pergunta não é: o que fazer? Mas: o que quero ser? Neste caso se fala em vocação, a gente acredita que Deus ou nosso interior estão nos chamando para realizar uma missão.

Santa Clara expressou seu projeto de vida dizendo que o Caminho era Jesus Cristo. Francisco também dizia que o seu caminho era seguir os passos de Jesus Crucificado e Pobre.

No final do  seu Testamento Clara disse:

E como é estreito o caminho e apertada a porta por onde se vai e se entra na vida, são poucos os que por aí passam e entram. E se há alguns que nele andam por um tempo, são pouquíssimos os que nele perseveram. Mas felizes são aqueles a quem for dado andar por ele e perseverar até o fim.

Tomemos cuidado portanto, para que, se entrarmos no caminho do Senhor, de maneira alguma nos afastemos dele em algum tempo por nossa culpa e ignorância, para não ofendermos a tão grande Senhor, a sua Virgem Mãe, o nosso bem-aventurado pai Francisco, à Igreja triunfante e mesmo à militante.

Santa Clara também tem uma proposta muito interessante para o acompanhamento do projeto de vida: que a pessoa contemple todos os dias a si mesma no espelho de vida que é Jesus Cristo.

Olhando no espelho de Clara com os olhos do espírito, vemos exteriormente a imagem de Cristo que nós somos e vemos interiormente a semelhança de Cristo que nós somos. Nosso projeto é realizar plenamente essa imagem e essa semelhança. Quando formos semelhantes a ele, veremos a Deus face a face.

Frei José Carlos Correa Pedroso, OFM


Nenhum comentário:

Postar um comentário