quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Frades do mundo todo se reúnem em Assis para nomear novo sucessor de São Francisco de Assis


O site Zenit.org informou nesta segunda-feira (21 de janeiro de 2013), que foi aberto o 200° Capítulo Geral dos Frades Menores Conventuais, neste último sábado, na Basílica de São Francisco de Assis, para eleger o sucessor de São Francisco.
Neste período, entre 19 de janeiro a 17 de fevereiro, estão reunidos aproximadamente, 99 religiosos de 5 continentes, e serão escolhidos os membros do conselho geral, além do sucessor de São Francisco de Assis, fundador da Obra. Esta eleição acontece de 6 em 6 anos.
Quanto à importância deste evento,o  Sagrado Convento de Assis divulgou em nota:
“É o evento mais importante da família franciscana, que permitirá que os frades reunidos ao redor do túmulo do seu fundador reencontrem energia e força para projetar o seu caminho futuro”.

“Acolhidos pelo guardião do Sacro Convento de Assis, padre Giuseppe Piemontese, pelo bispo de Assis, dom Domenico Sorrentino, e pelo prefeito de Assis, Claudio Ricci, os padres capitulares permanecerão cerca de um mês na cidade seráfica”.
Segundo Padre Marco Tasca, atual ministro geral, hoje a Ordem está em 65 países, e acrescenta: “Em alguns deles, a ordem acaba de nascer; em outros, já tem tradições centenárias. A nossa família religiosa é composta por 4.300 frades. Em alguns países há centenas de frades, em outros são poucas dezenas”. E concluiu dizendo que considera “muito positivos e encorajadores os dados a respeito do grande crescimento numérico dos frades em alguns continentes, como a Ásia, a África e a América Latina”.
O site ZENIT, ainda completa, recordando as  origens desta Ordem:
“A Ordem dos Frades Menores Conventuais tem nos ombros 800 anos de história. A data de fundação remonta a 1209 e corresponde à aprovação oral que o Papa Inocêncio III concedeu a São Francisco, quando o fundador se apresentou em Roma com os 12 primeiros companheiros, que se juntaram a ele no casebre abandonado de Rivotorto de Assis. O primeiro capítulo geral se realizou em Assis e foi chamado, pelos biógrafos da época, de Capítulo das Esteiras. Nele foi eleito o primeiro sucessor do fundador, frei Elias, um dos primeiros companheiros de São Francisco e autor do projeto e da construção do complexo monumental que abriga os restos mortais do santo padroeiro da Itália”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário