quinta-feira, 10 de maio de 2012

O Caminho de São Francisco

Se sentires o chamado do Espírito, atende-o e procura ser santo(a) com toda a tua alma, com todo o teu coração e com todas as tuas forças.

Se, porém, por causa de tua fraqueza não conseguires ser santo(a). procura então ser perfeito(a) com toda a tua alma, com todo o teu coração e com todas as tuas forças.

Se, contudo, não conseguires ser perfeito(a) por causa da vaidade de tua vida, procura então ser bom(a) com toda a tua alma, com todo o teu coração e com todas as tuas forças.

Se ainda não conseguires ser bom(a) por causa das insídias do Maligno, então procura ser razoável com toda a tua alma, com todo o teu coração e com com todas as tuas forças.

Se, por fim, não conseguires nem ser santo(a), nem perfeito(a), nem bom(a), nem razoável, por causa dos teus pecados, então procura carregar este peso e entrega tua vida à divina misericórdia.

Se isto fizeres, sem amargura, com toda a humildade e com jovialidade do espírito, por causa da ternura de Deus que ama os ingratos e maus,

então, começarás a sentir o que é ser razoável, aprenderás o que é ser bom(a), lentamente aspirarás a ser perfeito(a), e, por fim, suspirarás por ser santo(a).

Se tudo isto fizeres, cada dia, com toda a tua alma, com todo o teu coração e com todas as tuas forças, então, eu te asseguro, irmão e irmã: estarás no caminho de São Francisco, não estarás longe do Reino de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário